A comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido deu exemplo de democracia marcando presença nesta manhã, 19, no debate entre os três candidatos a reitor. Durante três horas, os professores Arimatea Matos, Ricardo Leite e Roberto Pordeus, tiveram a oportunidade de apresentar e defender suas propostas e candidatura a reitor. Numa promoção conjunta da ADUFERSA, ASSUFERSA e DCE, o debate entre os candidatos foi considerado de grande importância, principalmente, pela forma transparente como foi conduzido.
Organizado em cinco blocos, os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar as propostas, além de ser questionados pelas entidades representativas (ADUFERSA, ASSUFERSA e DCE), fazer perguntas entre si e, responder as perguntas da plateia. “É um momento democrático com a oportunidade de conhecer melhor as propostas dos candidatos, tirar as nossas dúvidas e optar pela melhor proposta para a universidade”, considerou o estudante de Engenharia de Energia, José Lucas da Silva.
Ansiando uma gestão mais democrática, a professora da UFERSA Angicos Ady Canario, aprovou a iniciativa. “Além de ser uma oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos, o debate representa um momento de integração quando a universidade se mobiliza para escolher o novo reitor”, opinou Ady, ressaltando o anseio da comunidade acadêmica para uma gestão mais participativa.
A professora de sociologia, Jacqueline Vasconcelos, também enalteceu a importância do debate. “Um momento importante para a consolidação da democracia ao reunir os três seguimentos – alunos, professores e servidores – face a face discutindo questões atuais e futuras com os candidatos a reitor”, opinou. Para quem ainda não havia definido o voto, o debate serviu para tomada de uma decisão mais consciente. “Oportunidade impar, principalmente para quem ainda se encontra indeciso. E para quem já escolheu fica a certeza de ratificar o voto”, opinou a servidora da UFERSA, Marcela Teixeira.
CANDIDATOS – Os candidatos a reitor também avaliaram de forma positiva a participação deles no debate. “Um debate democrático onde colocamos as nossas propostas para o futuro da instituição. Agora, cabe a comunidade universitária decidir o melhor projeto, a melhor experiência na administração pública”, considerou o candidato Arimatea Matos.
O candidato Roberto Pordeus saiu do debate confiante. “Muito tranqüilo, sem agressões e muito respeito. Nesta reta final da campanha vamos intensificar a luta para consolidar a vitória”, afirmou.
Para o candidato Ricardo Leite a UFERSA é quem saiu ganhado. “Nesse processo democrático, a universidade saiu ganhando ao propiciar o diálogo entre os três candidatos com a comunidade. Ficamos mais felizes com essa iniciativa”, sintetizou.
Fonte: do site da UFERSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário