domingo, 13 de março de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DESCARACTERIZA E DESTRÓI PARTE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL

Há aproximadamente duas semanas conversando com uma amigo, que muitas das vezes nos dar sugestões de matérias para serem publicadas neste espaço, este me informou sobre a destruição da calçada da estação da cultura (antiga estação ferroviária) por parte da prefeitura municipal, para a construção de uma escola.

Desde então estava pensando fazer uma matéria sobre o desrespeito do Poder Executivo com patrimônio histórico e cultural do município. Mas conversando com a amiga Iolete Carlos (Linda do Bonito), ela me informou que Humberto Carlos (Agacê Di Oliveira), havia feito uma boa matéria no seu blog (http://comoutroolhar.blogspot.com/) sobre o verdadeiro estrago cultural feito pela Prefeitura Municipal.

Portanto transcrevo na íntegra a matéria publicada naquele espaço: 

Em 1998, tive a oportunidade e o desprazer de fotografar o antigo prédio da estação Ferroviária aqui em Gov. Dix-sept Rosado em completo estado de abandono (caindo aos poucos e aos pedaços) o que pra mim um apreciador da história, cultura o que inclui também a preservação, fiquei triste com o fato em si, (e com falei antes registrei as ruínas da histórica estação) Estação essa falado na história de Lampião, local de onde partiu o aviso em forma de telegrama forma mais rápida de comunicação da época. Avisando aos Mossoroenses a se prepararem na defesa contra o temido cangaceiro da época. O Vírgulino Ferreira.


Estação ferroviária em estado de abandono e em deterioração. Em: 15/07/1998.

Em:15/07/1998.

No dia 06/11/2001, um fato novo aconteceu e dessa vez tive a alegria e o prazer de registrar essa bela imagem que vocês podem ver logo abaixo. ( Vocês terão também a oportunidade de ver o ANTES E O DEPOIS da restauração desses dois belos prédios em uma postagem mais antiga com o título "CASARIO ANTIGO E PRÉDIOS HISTÓRICOS" neste mesmo blog. www.comoutroolhar.blogspot.com

Agora totalmente restaurados em suas características originais, um trabalho de restauração realizado seguindo todo um processo e normas de preservação, em sua cor e detalhes de arquitetura incluso a calçada em pedra toda trabalhada. Pelo então Prefeito Municipal Antônio Gilberto Martins da Costa. (Ao fundo Palácio Dix-sept Rosado).


06/11/2001, data do registro fotográfico.

Depois de realizado o feito, a antiga casa do agente como era conhecida passou a ser o "Palácio IV de abril" sede do Poder Executivo Municipal, e a antiga estação ferroviária passou a ser a "Estação Cultural". Aumentando a ainda mais o valor histórico dos mesmos, a meu ver um acontecimento tão histórico quanto os dois prédios restaurados.

No inicio dessa nova administração aconteceu um fato que me deixou preocupado, foi o fato do desrespeito e crime com o Patrimônio Histórico-Cultural do Município, e com a LEI Nº 251/2001 que os protege, realizado pela Prefeitura Municipal de Gov.Dix-sept Rosado (gestão Lanice Ferreira). Sem tomar conhecimento o poder público mudou totalmente a cor dos dois prédios descaracterizando-os e infringindo a citada lei em vigor que protege os mesmos como vocês podem ver.

Mas o desrespeito não parou por ai, achando pouco o "Estrago cultural" a Prefeitura Municipal resolveu simplesmente destruir o Patrimônio Histórico-Cultural como podem comprovar nessas imagens a seguir ou simplesmente indo na frente do Patrimônio em questão.

Segundo o Secretário de obras, Jessé que justificou a destruição como uma boa nova que seria a construção de uma creche, Ora, vejam só. a área foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural uma aréa destinada a cultura. Na minha opinião um local apropriado para instalações de futuras sedes de escola de Músicas, Casa de cultura, auditório etc, etc, etc..... inclusive já temos o Largo de Eventos. Então por que uma creche ?

Estação cultural (no lugar da cultura e da preservação, a DESTRUÍÇÃO).

fotografada em: 10/03/2011.

Calçada do Patrimônio Histórico destruído. Fotografado em:10/03/2011

Bem, como desde o início dessa minha matéria enfatizo muito sobre a lei que protege esse Patrimônio e já que o poder público é desconhecedor da mesma, resolvi por bem coloca-la neste espaço para que todos vejam que foi baseados em tais fundamentos que resolvi fazer essa matéria explicitando o meu protesto.

Nota: O "Palácio IV de abril", Em homenagem ao ex-governador Jerônimo Dix-sept Rosado também nome de nossa cidade recebeu o nome de "PALÁCIO DIX-SEPT ROSADO" em sua homenagem.

LEI Nº 251/2001

Gov.Dix-sept Rosado-RN em 05 de junho de 2001

O Prefeito Municipal de Gov. Dix-sept Rosado-RN,

FAÇO SABER,que a câmara municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

Art.1º - Fica tombado para efeito de incorporação ao Patrimônio Histórico-cultural do Município,os bens imóveis abaixo especificados nos termos em que dispõe o art.30, inciso IX,da Constituição Federal.

I - O imóvel localizado à Rua Josué Dias, S/N nesta cidade, onde funcionou a casa do agente.

II - O imóvel localizado à Rua Josué Dias, S/N nesta cidade, onde funcionou a Estação Ferroviária.

III - O imóvel equivalente a 2 KM (dois Quilometros) da linha férrea localizado dentro do perímetro urbano, sendo 1 KM a partir da Estação Ferroviária no sentido cidade/Mossoró e 1 KM partindo do mesmo ponto no sentido esta cidade/Caraúbas, inclusive o terreno medindo 10 metros de largura em cada lado do referido trecho.

Art.2º Na condição de bem integrante de Patrimônio Histórico-Cultural do Município, fica assegurada a preservação das caracteristicas arquitetônicas e urbanísticas que integram os referidos imóveis,nos termos da constituição Federal.

Art. 3º O anexo I desta lei indica a área em que estão inseridos os imóveis para efeito de aplicação das disposições desta lei.

Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogados as disposições em contrário.

Palácio IV de Abril, Gov. Dix-sept Rosado - RN.

Em 05 de junho de 2001.

Antonio Gilberto Martins da Costa

PREFEITO

10 comentários:

  1. Ta com medo da repercusão que possa ser boa e ?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a falta de comprometimento desta atual administração. Falta-nos esperar melhores dias.

    ResponderExcluir
  3. ''Infelizmente essa é só mais uma das diversas atitudes tomadas pelo poder publico(não somente na atual gestão mas em todas as outras até aqui vistas)que só vem demonstrar a preocupação com o patrimonio historico de nosso municipio;lembram-se como era a sede da camara municipal? para ser reformada não houve nenhuma preocupação com sua arquitetura antiga,não restando nenhum resquicio de sua estrutura inicial;mas isso só nos entristece como pessoa física e historiadora;''UM POVO SEM HISTORIA É UM POVO SEM MEMÓRIA'' DANIELA MARIA

    ResponderExcluir
  4. A meu ver, a descaracterização já começou desde a pintura. Mas a assessoria Jurídica deve ter opinião em contrário...

    ResponderExcluir
  5. Reflitam...
    “Nunca se vence uma guerra lutando sozinho”. (Raul Seixas).
    Acho q nós Dix-Septiense ja aguentamos d++, é muito despreparo p uma gestão só...

    ResponderExcluir
  6. afff não gosto nem de fazer comentarios pq só comentar ñ resolve....temos que pedir p/ Deus que termine logo esse mandato.E pedir para Deus tb determinação, sabedoria para a seguinte....

    ResponderExcluir
  7. É pessoal, infelismente fatos como esse passam um corretivo em cima da nossa história. Quem teve a coragem de fazer isso, não deve abrir a boca e dizer que ama Governador.
    Aproveito a oportunidade pra parabenizar a pessoa de Agacê pelos registros.
    A restauração da Estação e do "Palácio", foi sem dúvida o maior reconhecimento à história do município, que nas administrações de Gilberto Martins, de Adail Vale e de Anax, não precisaram mudar de cor.
    Outra coisa que eu não consigo entendar é que a prefeitura de tempos em tempos doa terreno a tortos e a direitos, mas, para construir uma escola precisa demolir a calçada da estação. Já uma quadra de esportes para ser construída será preciso demolir outra com menos de 10 anos de uso.
    Em relação a lei em questão, chega a ser até engraçado: O poder público aprova uma lei e ela mesmo descumpre. Affffff.

    ResponderExcluir
  8. Pelo visto se o terreno ao lado da estação ferroviaria não tivesse as medidas exatas para a construção da referida escola ou creche.A adiminstração municipal manadava demolir toda a estação.ISSO É QUE ADIMINISTRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. FRANCISCO JOSÉ19/03/2011, 08:52

    Muito boa a notícia para a NOSSA POPULAÇÃO.
    Só uma pergunta: Por que a assessoria de comunicação do nosso município não se manifesta, ou solta alguma NOTA para a população para explicar a atual situação das águas das chuvas que é um grande problema na ruas onde está sendo construída a tão sonhada ESCOLA MODELO? Aliás; pode ou não pode construir a escola, derrubando parte de um patrimônio histórico cultural? com a palavra a ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GOV. DIX SEPT ROSADO - RN.

    ResponderExcluir
  10. Acesse matéria que fala de importante vitória da cidadania, em defesa da preservação do patrimônio histórico e da cultura, SENTENÇA PROCEDENTE EM AÇÃO POPULAR. ACessar em: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/04/acao-popular-julgada-procedente-materia.html

    ResponderExcluir