sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reitor reafirma administração harmoniosa e democrática

Consciente da responsabilidade ao assumir a administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o novo reitor, professor José de Arimatea de Matos, recebeu das mãos do reitor em exercício, professor Francisco Praxedes de Aquino a gestão da UFERSA para os próximos quatro anos. A transmissão de cargo aconteceu em solenidade no Hotel Garbos, em Mossoró, com a presença de autoridades e da comunidade ufersiana. Após a transmissão do cargo, o primeiro ato do reitor Arimatea de Matos foi empossar o vice-reitor, o professor Francisco Odolberto de Araújo, bem como os demais integrantes que vão compor o primeiro escalão da Universidade.

Antes de entregar o cargo ao novo reitor, o professor decano da UFERSA, Francisco Praxedes, fez uma breve retrospectiva da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, fundada em 1966, é que ao logo de sua trajetória institucional em muito se relaciona com a vida pessoal do professor que tem 38 anos da vida dele dedicados à instituição. “Para mim é uma honra participar desta instituição”, revelou. O decano ingressou na ESAM em março de 1970, conclui o curso de agronomia em dezembro de 1973 e, em fevereiro de 1974, assumiu como professor auxiliar de ensino.

O professor Praxedes revelou ainda que o destino o levou a ocupar a vice-reitoria e depois a reitor em exercício como forma de cobrar dele os inúmeros benefícios recebidos da instituição. O professor destacou a excelência do ensino na UFERSA que resultada em resultados exitosos, tanto no mercado profissional, quanto no ingresso na pós-graduação obtida pelos estudantes formados na instituição. “Agradecido o apoio recebido e desejo sucesso ao professor José de Arimatea que como muita honra transmito nessa solenidade o cargo de reitor da UFERSA”. Afirmou.

Francisco Praxedes reconheceu em público à competência do novo reitor e destacou a dedicação e o amor a instituição como características marcantes do professor Arimatea. “Quero desejar a toda equipe sucesso nas decisões que serão tomadas daqui pra frente e dizer que entrego esse cargo com dupla satisfação: a primeira, do dever cumprido e, a segunda, de entregar a UFERSA em boas mãos”, admitiu o professor decano.

Nas suas primeiras palavras à comunidade acadêmica, o reitor Arimatea de Matos, ressaltou o laborioso caminho para conquistar o cargo. “Reconheço também que laborioso será daqui pra frente para responder a todas as expectativas depositadas em nossa administração”, revelou. O novo reitor ratificou o compromisso de uma administração democrática e harmoniosa, tendo como foco principal o crescimento institucional com base no tripé do ensino, da pesquisa e da extensão.

Entre as metas, o reitor destacou potencializar a capacidade humana com uma maior valorização do corpo docente e dos técnico-administrativos. Outra meta é trabalhar para uma universidade plural, democrática e gratuita. A consolidação da expansão territorial com a implantação dos cursos de engenharia nos campi de Caraúbas, Pau dos Ferros e Angicos é outra meta do novo reitor. Na UFERSA Mossoró a implantação do curso de medicina. “O ministro acenou com simpatia a nossa proposta, mas adiantou que Mossoró precisa aumentar os leitos do SUS no município para essa conquista”, afirmou. A proposta, segundo o reitor, é sensibilizar a bancada estadual (parlamentares) para essa conquista.

O reitor disse ainda que durante o processo de transição algumas ações já tiveram resultados positivos, citando, por exemplo, a implantação da biblioteca virtual com mais de dois mil títulos, a redução no preço do restaurante universitário que se encontra em processo de licitação e a ampliação da rede de fibra ótica o que vai possibilitar a melhoria no acesso a internet.

Para os familiares do novo reitor a solenidade de transmissão de cargo foi em clima de homenagens. O professor José de Arimatea de Matos fez questão de agradecer aos pais os ensinamentos recebidos entregando uma placa de gratidão. O mesmo reconhecimento o reitor fez ao seu antecessor o professor Francisco Praxedes de Aquino. Os filhos do reitor, Susane e Marcelo Matos também desejaram sucesso no desafio a ser enfrentado pelo professor Arimatea.

Antes de encerrar a solenidade, o reitor deu posse aos novos assessores que vão ocupar as pró-reitorias da Universidade e assessorias especiais.

QUEM É QUEM NA NOVA GESTÃO

A equipe que compõe o primeiro escalão da administração do novo reitor é composta por nove integrantes, sendo 04 professores e 05 servidores técnico-administrativos. Confira quem é quem na administração do reitor José de Arimatea de Matos:

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
Saiu o professor Arimatea de Matos e assume o professor Augusto Carlos Pavão. O pró-reitor possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1992), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1997 e 2004). Atualmente é Professor Adjunto da UFERSA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Interferência e Compatibilidade Eletromagnética, Eletromagnetismo e Microondas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de compatibilidade eletromagnética, simulação numérica e medição de campos eletromagnéticos, aplicações industriais de microondas e ensino de engenharia.

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Saiu o professor Fábio Henrique Tavares de Oliveira e assume o professor Rui Sales Júnior. O pró-reitor é Doutor Fitopatología - Universidad Politécnica de Valencia em 1999. Atualmente é professor adjunto UFERSA. Publicou 81 artigos em periódicos especializados Nacional e Internacional e 133 trabalhos em anais de eventos. Orientou 5 dissertações de mestrado e 1 tese de Doutorado, além de ter orientado 15 trabalhos de iniciação científica e 40 trabalhos de conclusão de curso na área de Agronomia. Entre 2001 e 2011 coordenou 9 projetos de pesquisa. Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia.

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
Saiu à professora Ioná Santos de Araújo, que nos últimos meses estava de licença maternidade sendo substituída pela professora Ludimilla Carvalho Serafim, e assume o professor Luiz Augusto Vieira Cordeiro. O pró-reitor possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (2005) e pelo grupo de pesquisa em Reprodução Humana da Rheinisch Westfalische Technische Hochschule Aachen, Alemanha. Atualmente é professor adjunto Doutor nível III da UFERSA. Tem experiência na área de Morfologia e Biologia Molecular, com ênfase em Citofisiologia do Trofoblasto e Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: placentologia, tecnologia phage display, e histofisiologia da reprodução de bovinos.

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
Saiu o servidor Marden José Matos Herculano e assume a administradora Keliane de Oliveira Cavalcante. A pró-reitora é Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Economia e Gestão de Empresas e Graduada em Administração de Empresas, ambas titulações pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Administradora da UFERSA e, membro do Núcleo de Aprendizagem e Competências - NAC/UFPB.

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO
Continua o pró-reitor George Bezerra Ribeiro. George possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Tecnologista Sênior, lotação na UFERSA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos. Na UFERSA, George Ribeiro já assumiu a presidência da Fundação Guimarães Duque por 4 anos e há mais de 4 anos responde pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da instituição.

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
Saiu o professor Francisco Xavier de Oliveira Filho e assume o professor Rodrigo Sérgio Ferreira de Moura. O pró-reitor possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Instrumentos Jurídicos, Econômicos e Institucionais para o Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande (2000) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é Professor Assistente III e presidente da Fundação Guimarães Duque. O professor Rodrigo Sérgio também já exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão e Cultura da UFERSA.

CHEFIA DE GABINETE DA REITORIA

Permanece a Administradora e Especialista em Psicopedagogia, Maria Miramar Diógenes Véras. Miramar Véras exerceu o cargo de secretária executiva e, posteriormente, de chefe de gabinete na gestão do então diretor da ESAM e reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa.

ASSESSORIA ESPECIAL

Assume o técnico administrativo Thiago Henrique Gomes Duarte Marques, o mais jovem da equipe. Servidor da UFERSA lotado na Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA, Thiago Marques ocupa vaga da representação da sua classe junto ao Conselho Universitário - CONSUNI. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, onde atuou como presidente do Centro Acadêmico por um ano e como monitor por três semestres em três diferentes disciplinas (História do Direito, Direito das Obrigações e Direito dos Contratos), além de ter sido membro fundador e atuando do Projeto de Extensão Socializando o Direito. Especialista em Direito Administrativo pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ.

Obs: do site da UFERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário