quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Técnicos da Ufersa encerram greve

Do Jornal Gazeta do Oeste

Os técnicos administrativos da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) decidiram ontem (21) pelo final da greve iniciada em junho deste ano. Os técnicos decidiram aceitar a proposta do Governo Federal, de que a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA) possa assinar acordo junto ao Governo Federal para pôr um fim à greve. Atividades devem ser retomadas na segunda-feira, dia 27.

De acordo com o coordenador de comunicação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (SINTEST), Edson Lima, a categoria acatou uma proposta do governo e trouxe as respostas das universidades. “Algumas não aceitaram, mas a maioria aceitou”, disse.

Segundo ele, nesta quinta-feira (23) o governo deve enviar a lei para o Congresso Nacional e assinar o termo de acordo. “Amanhã (hoje) haverá uma reunião em Brasília, para assinatura do termo de acordo entre a Fasubra e o Ministério do Planejamento”, explicou.

A proposta do Governo Federal é de reajuste de 15,8%, dividido em três parcelas que ficariam para 2013, 2014 e 2015. O impacto orçamentário da proposta inicial seria de R$ 1,7 bilhão, e passou a contemplar, além do reajuste salarial, a progressão na carreira. Os servidores obtiveram elevação do degrau entre um nível e outro de 3,6% para 3,8% em três anos, com aumento dos percentuais de qualificação para incentivo àqueles com graduação e mestrado.

Já os professores, que também realizaram assembleia ontem, decidiram por continuar com o movimento paredista. “Hoje tivemos uma pauta específica para analisar a proposta do sindicato”, disse Marcela Amaral, professora e representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES).

Segundo ela, a assembleia referendou a proposta em pontos principais relacionados ao piso, estepes e escalonamento. “Os professores fortaleceram o movimento. O que queremos é que o governo reveja sua posição”, afirmou.

O professor Antônio Jorge, diretor da Associação dos Docentes da Ufersa (ADUFERSA), disse que a foi unanimidade a manutenção da greve. “Estamos há três meses com o movimento, inclinados a sair, mas o governo está jogando com a categoria”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário