quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campeões do Desafio SEBRAE 2011 comemoram vitória

 

DSC_0689_1Os cinco estudantes do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que conquistaram o Jogo Virtual Desafio SEBRAE, a nível nacional, compartilharam a experiência nesta manhã, 24, durante entrevista coletiva, na Sala dos Conselhos, na Reitoria da UFERSA. Para os estudantes, a persistência foi maior lição tirada nos quase oito meses de duração do jogo.

DSC_0665Com cinco fases, o Desafio Sebrae mobilizou 144 mil universitários de todo o país. A equipe da UFERSA, denominada Run to Win, é a primeira do estado a chegar numa final e se consagrar campeã. O próximo desafio será a competição internacional que acontecerá no próximo ano.

DSC_0657Os estudantes mossoroenses Antônio Jaem Estigarriga Menescal Neto, Bruno Dantas Laurindo Oliveira, Caio Felipe Sales de Oliveira Santos, Isaias da Silva Lima e Victor de Andrade Dantas avaliaram também que o trabalho em equipe foi outro importante fator para o resultado positivo.

DSC_0679Com faixa etária entre 18 e 23 anos, quatro estudantes são de Mossoró e um de Apodi. No jogo virtual a equipe administrou uma indústria de bicicleta. “Um jogo bastante dinâmico onde tivemos que desenvolver várias estratégias para permanecer no mercado”, frisou um dos estudantes. Foram decisões de compra e venda, avaliação do mercado, marketing, contratações, entre outras ações relacionadas com a administração de uma empresa.

Com a vitória a equipe da UFERSA ganhou uma viagem de dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo na Espanha. A programação inclui visitas técnicas a empresas, universidades e incubadoras. Todos os participantes da final ganharam ainda uma bolsa integral de estudos na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, a vitória é mais uma boa notícia para instituição nesse ano que se encerra. A primeira, o conceito 4, no MEC, igual ao concedido a UFERN que tem 50 anos de existência. “Podemos já constatar que a UFERSA tem aqui exemplo de cinco futuros engenheiros empreendedores”, afirmou. Ao parabenizar a equipe Run to Win, o professor Josivan Barbosa acrescentou “que é possível crescer com qualidade”, ao se referir a equipe docente e discente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O reitor também aproveitou para enaltecer a criação do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, como um trabalho incansável dos professores Arimatea de Matos, pró-reitor de graduação e, Walter Martins, coordenador do BCT.

Para o representante do SEBRAE Nacional, Antônio Carlos, a vitória dos estudantes da UFERSA é um reconhecimento dos talentos existentes na Universidade. “Além de chegar à final, a conquista da primeira colocação é a maior prova”, afirmou. O Desafio SEBRAE é uma forma de despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo.

Reconhecendo a importância da Universidade como parceira, o gerente do SEBRAE Mossoró, João Vidal, parabenizou a UFERSA pelo conceito quatro avaliado pelo MEC na semana passada. “A UFERSA tem se destaque no cenário nacional o que nos impulsiona para trabalhar a inovação, ciência e tecnologia”, afirmou. Para o gerente, o resultado do Desafio SEBRAE reflete o momento atual que passa a Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Obs: Informações do site da Ufersa

Nenhum comentário:

Postar um comentário