domingo, 18 de abril de 2010

Respostas

Trago abaixo as respostas das questões colocadas neste espaço para os webleitores avaliarem seus conecimentos sobre Concordância verbal

1) Assinale a frase com erro de concordância verbal.
a) Houve diversas alterações.
b) Ainda existem dificuldades.
c) Não haveriam, temos certeza, tantas decepções.
d) Ainda haverá problemas.

1) O verbo haver, com o sentido de existir ou indicando tempo, não admite plural. Isso é respeitado nas letras a e d. Na letra b, o verbo é existir, que vai normalmente ao plural. O gabarito é a letra c, porque se poderia fazer a troca para "Não existiriam". Nesse caso, o verbo haver não se flexiona. Diga-se, então, "Não haveria..."

2) Indique a opção que apresenta uma concordância verbal indevida.
a) Poderá haver demissões.
b) Não costuma haver reprovações.
c) Deve existir ali pessoas sensatas.
d) Existe um erro e um acerto.

2) As opções a e b estão corretas pois o auxiliar do verbo haver está no singular. O gabarito é a letra c porque o auxiliar de existir deve ir ao plural, caso o sujeito esteja no plural. O sujeito da oração é pessoas sensatas, plural. Na letra d, não há erro uma vez que foi feita uma concordância atrativa com o primeiro núcleo do sujeito composto.

3) Assinale o erro de concordância verbal.
a) Há de haver falhas.
b) Hão de existir melhores condições de trabalho.
c) Já faz dois dias que não durmo.
d) Espero que hajam novas oportunidades.

3) O auxiliar de haver, sendo este impessoal, não vai ao plural; já o auxiliar de existir deve concordar com o sujeito. Por isso, estão corretas as duas primeiras frases. Na terceira, que está correta, temos o verbo fazer indicando tempo decorrido (observe que ele está seguido de uma oração começada por que). A resposta é, portanto, a letra d, pois o verbo equivale a existir (existam), devendo ficar no singular: "Espero que haja novas oportunidades."

4) Assinale o erro de concordância verbal.
a) Perdeu-se todo o lote.
b) Faz-se chaves.
c) Acharam-se os documentos.
d) Necessita-se de ajudantes.

4) Nas três primeiras opções, o verbo é transitivo direto, e o se é uma partícula

apassivadora; o termo que parece objeto direto é, na realidade, o sujeito. Na letra b, que é a resposta, o verbo não está concordando com o sujeito chaves. Na letra d, como o verbo é transitivo indireto, o se é símbolo de indeterminação do sujeito; sendo assim, o verbo fica sempre na 3ª pessoa do singular.

5) Assinale o erro de concordância verbal.
a) Compram-se jornais velhos.
b) Já não se lê revistas como antigamente.
c) Já não se lê como antigamente.
d) Escreviam-se belas cartas.

5) As letras a e d estão corretas, pois o se é partícula apassivadora, e o verbo está no plural, para concordar com o sujeito. As letras b e c são parecidas; o verbo ler, que aparece nas duas, é transitivo direto na b, sendo então o se uma partícula apassivadora. Veja a troca: Revistas já não são lidas como antigamente. Então, corrija-se para "Já não se lêem revistas como antigamente. Na letra c, o se é símbolo de indeterminação do sujeito, e o verbo, que é intransitivo, tem de ficar no singular.

Obs: O Webleitor Roberto Carlos acertou todas às 05 (cinco) questões. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário