quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Presidência da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado

Concluído o processo eleitoral das eleições gerais, às atenções da política local se voltarão para a escolha da Mesa Diretora do Poder Legislativo do nosso município que é composta Pelo Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º Secretários. Atualmente a Presidência da Câmara é ocupada pelo Vereador Dário Pio de Morais.

Para entender um pouco da escolha da presidência, na atual legislatura, vamos voltar um pouco ao passado:

Terminado o processo eleitoral do município de Governdor Dix-sept Rosado-RN, no ano de 2008, a então situação da época, hoje oposição, elegeu nas suas coligações, 05 dos nove vereadores. Foram eles: Dário Pio, Edimar Carlos, Daniel Marcolino, Chagas Cruz e Luzia Melo (in-memorian), vindo a assumir sua cadeira o 1º suplente Genivaldo Felipe.

Por uma falta de consenso no grupo da hoje, oposição, o grupo da situação fez uma manobra, e elegeu o vereador Dário Pio, como Presidente. Isso com os votos dos vereadores do grupo da situação, contra o vereador Edimar Carlos que obteve os votos do grupo da oposição.

Atual situação:

Não sabemos ao certo quais foram os acordos firmados entre o grupo da situação e o atual presidente, porém uma coisa estar clara: O grupo que o elegeu, não está satisfeito com a sua gestão frente ao Poder Legislativo, e não pretende mais fazer tal conchave.

Diante disso o nome forte que desponta para presidir a Câmara no biênio de 2011-2012, pelo grupo da situação, é o da Vereadora Nicélia de Bonifácio. Mas existem ainda dois nomes, no grupo da situação, correndo por fora, e que pretendem concorrer e disputar tal cargo. São os vereadores Antonio Bolota e Neto da Pedra.

Diante desse contexto a oposição observa às movimentações e especulações, pois se encontra em situação um pouco desfavorável nesse processo, uma vez que o Vereador Edimar Carlos que se elegeu pela oposição e obteve os votos dos vereadores da oposição na disputa pela presidência em 2008, se mostra, nesse instante, muito afinado com o grupo da situação, ou seja, o grupo que o derrotou em 2008. Portanto o grupo da situação tem reais e prováveis chances de ocupar a presidência no próximo biênio.

Somente uma dissidência de algum insatisfeito do grupo do poder poderia mudar a situação em que o processo se encontra hoje, coisa que acredito ser improvável e praticamente impossível, pois são poucas às pessoas que tem a coragem de divergir com quem detém à máquina, são poucas às pessoas que mesmo insatisfeito tenham a coragem de bater de frente com o poder, foram pouquíssimos e raríssimos os homens e mulheres dixseptienses que tiveram essa ousadia. A própria história política do nosso município demonstra isso. Porém vamos esperar o desenrolar dos fatos e o passar do tempo para vermos o desfecho de toda essa história

A Eleição da presidência da câmara terá que ser realizada até o dia 1º de janeiro de 2011, podendo haver uma antecipação desta data, isso de acordo com a vontade dos nobres vereadores.

5 comentários:

  1. Pois é, se o nobre vereador Edmar soubesse ou aprendesse a ser oposição(herdou do pai, que em todas as ocasiões agiu dessa mesma forma; oh DNA forte!!!), a coisa tomaria outro rumo, mas infelizmente os interesses pessoais falam mais alto.

    ResponderExcluir
  2. concordo com o carra dai de cima DNA forte ese.

    ResponderExcluir
  3. Ola, jocigleuson,
    você disse uma não aceitaria anonimos no seu blog, pois é, ja mandei tres comentarios com esse sobre esse assunto, mas eu me identifico não sou esses covardes que não tem coragem de se identificar. seja homem e vc por não aceita as respostas.
    JANETE MENESES

    ResponderExcluir
  4. Caríssima Janete,
    Se vc enviou três comentários com esse, eu afirmo a vc, esse é o primeiro que chega a caixa de comentários deste espaço. Realmente afirmei não aprovar comentários anônimos, se esses, viessem a denegrir a imagem ou atingir pessoalmente alguém. E acredito eu, que os comentários postado nessa matéria, naõ agrediu e não atingiu a honra de ninguém.

    ResponderExcluir
  5. Antonio José10/11/2010, 13:34

    Muito bem Jocigleuson, você não permitiu que ninguém agredisse a honra de ninguém, o que o 1º anônimo falou aí em cima, é a pura realidade, infelizmente o nobre vereador EDMAR CARLOS, não sabe honrar o seu compromisso, com as pessoas que depositam um voto nele de confiança.Já votei três vezes nele, mais fico triste com as atitudes dele como representante do povo. Não sabe se comportar como oposição, parece-me que não consegue viver sem estar ao lado do poder. Em uma campanha está na situação, em poucos meses vira-se radicalmente para a oposição. Espero que seus dias estejam contados nessa cadeira de vereador, acredito que ele não terá mais coragem de disputar uma nova eleição.

    ResponderExcluir