segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Você Sabia…

Terremoto.php A Escala Richter foi criada em 1935, por Charles F. Richter (1900 - 85)? Pois é ,foi esse físico norte-americano que desenvolveu a medida para calcular a intensidade dos abalos sofridos na Costa Oeste dos EUA, usando como base a leitura de sismógrafos.
A escala começa no número 1 e não tem limite definido.
Cada unidade a mais representa um acréscimo de energia dez vezes superior ao último grau.
Os terremotos de número 1 e 2 são captados por aparelhos, mas raramente percebidos pelas pessoas e animais, foi o que aconteceu no abalo sísmico acontecido aqui no Rio Grande do Norte.
Abalos de 9 graus nunca foram registrados, apesar da crença de que o terremoto de Lisboa de 1755 possa ter sido um desses.

 

Lua Assim como a Terra se movimenta regularmente em torno do Sol, também a lua tem um movimento regular em torno da Terra. Através dessa regularidade, é possível calcular as horas conforme as quatro fases da lua, que são: nova, crescente, cheia e minguante.
Cada uma fica no céu durante sete dias com exceção da lua nova, a primeira do ciclo, que por acompanhar a órbita do Sol não é vista à noite. A crescente aparece no topo do céu às 18 horas e se põe à meia noite. Isso durante sete dias. No oitavo, aparece a lua cheia, que já cresceu bastante e parece com uma abóbora que nasce no horizonte, a Leste, às 18 horas, atingindo o topo do céu à meia-noite, se pondo às 6 horas da manhã, a Oeste. Depois de mais sete dias, a lua começa a "esvaziar" e entra na sua última fase, a minguante, nascendo no horizonte, a Leste à meia noite, e passando pelo topo às 6 horas da manhã.
Daí para diante o Sol já vem nascendo e não será mais possível observá-la, porque ela entrará novamente na fase nova, quando então recomeçará o ciclo. Se você ficar acordado durante a noite, já saberá ver as horas pelas fases da lua, bastando decorar a tabelinha abaixo:

 

Nascente

Topo

Poente

Lua Cheia

18:00 h.

24:00 h.

6:00 h.

Lua Minguante

24:00 h.

6:00 h.

12:00 h.

Lua Crescente

12:00 h.

18:00 h.

24:00 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário