segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ctrl C + Ctrl V

Acabei de ver uma matéria no blog Terra do Nunca, de Charles Muller, já retirada do site da UFERSA sobre um livro que será lançado nessa terça-feira (21), que aborda a degradação ambiental frente à questão da pobreza e da injustiça social no município de Governador Dix-sept Rosado.

"A degradação ambiental frente à questão da pobreza e da injustiça social no município de Governador Dix Sept Rosdo, no Rio Grande do Norte, é o tema do livro O Olhar da Águia, para o Rosado da Caatinga, da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rural do Semi-Árido, Ludimilla Carvalho, que será lançado nesta terça-feira, 21, às 17:30h, no Auditório do CTARN, no Campus Leste da UFERSA Mossoró. Além de autografar o livro, a professora Ludimilla irá proferir a palestra “Avaliação de impactos ambientais: impasses e desafios numa visão interdisciplinar”, para a comunidade universitária da UFERSA.

Mossoroense, a professora Ludimilla Carvalho, que é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pega o exemplo da realidade de Dix Sept Rosado para abordar um problema vivenciado pela grande maioria dos municípios localizados na região do semiárido: a devastação da floresta nativa – a caatinga, geralmente, ocasionada pela falta de perspectivas de condições de vida. “São pobres excluídos na luta pela sobrevivência”, relata. Segundo a autora, em Dix Sept Rosado, a fome e o desemprego são condicionantes para o desmatamento da floresta nativa, com a lenha sendo comercializada para a indústria do calcário."

A autora mostra que o município reproduz o exemplo de “uma vida social insustentável, vulnerável e frágil economicamente”, numa relação interligada entre o social, o ambiental e o econômico. Para a ela, não se pode pensar uma solução para o problema sem que “se avalie a capacidade produtiva e reprodutiva no futuro para que os processos de degradação ambiental não contribuam para a escassez de alimentos, proliferação de doenças entre outros prejuízos”.

O extrativismo da lenha em Dix Sept Rosado é feito de forma insustentável o que transforma o município num “palco de uma verdadeira crise ecológica”. “As pessoas que vivem desse extrativismo desconhecem o valor biológico das espécies queimando em caieiras plantas da caatinga que são verdadeiro patrimônio local”, denuncia. Para Ludimilla Carvalho se faz urgente repensar a ação e a atuação humana nas atividades econômicas extrativas e produtivas para se evitar mais danos ao meio ambiente.

O Olhar da Águia para o Rosado da Caatinga é fruto da dissertação de mestrado de Ludimilla Carvalho. “A águia pela sua visão ampla e renovadora; e rosado da caatinga refiro-me a uma maneira de enxergar a cidade marcada pela história de uma família, a Rosado, e a sua relação com a criação da cidade de Governador Dix Sept Rosado”, explica a autora do livro."

Fonte: www.ufersa.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário