quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DIA DO CONTADOR - 22 de setembro

Hoje dia 22 de setembro, comemora-se o DIA DO CONTADOR. Trago abaixo um resumo de um texto de Fernando Kitzinger, que fala de forma objetiva do Profissioinal e da Profissão de Contabilidade.

Em nossa terrinha, existem muitos profissionais da contabilidade, uns atuando na própria área, outros fora dela. Mas mesmo assim, todos nós Contadores, estamos de parabéns pelo dia de hoje.  

Antes do texto, vejam o significado dos elementos que compõe o CADUCEU, símbolo que representa o profissional da Contabilidade.
         

O Bastão
Representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades.
As serpentes
Simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo o mais vantajoso para o cliente.
As Asas
Figuram a diligência, a presteza, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.
O Elmo
Peça de armadura antiga que protegia a cabeça, tem o significado de proteção contra pensamentos baixos que levem a ações desonestas.

fonte: www.crcgo.org.br ; www.facsaoroque.br

simbolo-con

          Regulamentada pelo decreto nº 9295 de 1946, a profissão de contador tem suas atribuições definidas pela resolução 560, de 1983, do Conselho Federal de Contabilidade. A data de 22 de setembro foi escolhida como a de comemoração do Dia do Contador por ser ela a mesma dedicada ao padroeiro da profissão, São Mateus, um apóstolo que antes de se dedicar à evangelização exercia a atividade de publicano (cobrador de rendimentos públicos, uma categoria de gente rica que arrematava em leilão o direito à cobrança dos impostos nas diversas províncias romanas). 
          No Brasil, a seleção da data marca também a criação, em 1945, do curso de ciências contábeis, através do decreto nº 7988. O ministrado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, um dos primeiros cursos superiores em contabilidade instalados no Brasil. O início desse sistema de ordenação e escrituração das contas de uma empresa aconteceu empiricamente, ou seja, seu conhecimento desenvolveu-se através da experiência adquirida com a prática, e seu criador - e principal divulgador do método de partidas dobradas - foi o monge franciscano Lucas Pacioli (1450-1510), matemático italiano e professor dessa matéria nas principais cidades de seu país. 
          Aqueles que se formam ou concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de Bacharel em Ciências Contábeis. Particularmente, também se pode atribuir o título de técnicos de contabilidade aos que têm formação de nível secundário. O mercado de trabalho para os bacharéis em ciências contábeis são basicamente, as empresas industriais, comerciais e governamentais. O contador pode também lecionar para as classes de 1º, 2º e 3º Graus. 
          Hoje, o papel do contador gerencial sofreu profunda transformação, pois um número crescente desses profissionais se dedica quase integralmente à consultoria interna ou analise de negócios, dentro de suas próprias empresas, terceirizando seus trabalhos. 
          Atualmente, trabalhar como contador tornou-se bem mais interessante e gratificante que no passado, pois o profissional do setor deixou de ser um funcionário burocrata para tornar-se parceiro estratégico da empresa em que atua. 
         

FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

Publicado no Recanto das Letras em 28/11/2006

Um comentário: