quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Agricultores de Governador Dix-sept cobram apoio

Deu no Blog de Carlos Santos:

Bom dia amigo Carlos Santos, saúde e paz !!

É isso aí dileto e perseguido amigo, é muito preocupante a situação dos pequenos produtores agrícolas de Governador Dix-Sept Rosado.

Como sabemos, o inverno está consolidado e simplesmente a Prefeitura não manda os tratores para cortar a terra, impedindo assim que os esforçados, crentes e sofridos pais de família possam aumentar a esperança de colher algo.

Deus está fazendo a parte Dele, falta a "deusa" daqui completar.
Grande abraço.
Valtércio Silveira – Webleitor

Opinião do Blog: Realmente o Senhor Valtercio Silveira tem razão. Os nossos pequenos agricultores estão sofrendo com a falta de um planejamento, bem elaborado, de distribuição das horas de tratores para o corte de suas terras.

Como Valtercio falou, o inverno está consolidado, e muitos agricultores ainda estão a espera da boa vontade dos donos do poder.

Essa semana conversando com um agricultor daqui do município, esse chegou a afirmar que pagou R$ 500,00 (quinhentos reais) para cortar uma parte de sua terra, pois não tinha dinheiro para cortar toda a sua propriedade. Ficou aguardando a prefeitura enviar o trator para cortar a outra parte, mas até agora a boa vontade não bateu na consciência dos detentores do poder.

Alô Senhores e Senhoras donos(as) do Poder! Vocês estão diante de pessoas humildes, simples que esperam o ano todo por este tempo, para que possam retirar  da terra o seu sustento.

Pensem pelo menos nisso!

4 comentários:

  1. locaçao de 08 tratores de arasto divido por zona,05 na zona norte e leste,03 na zona sul e oeste...fonte tranparencia municipal...com a palavra.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos,
    Parece que você não entendeu, ou não quis entender a matéria. Acredito mais na segunda opção.
    O que a matéria acima colocou é que os tratores de corte de terra, a uma altura dessas do campeonato, já entrando no mês de março, ainda não chegou em vários pontos da zona rural do nosso municipio.
    Enfatizar-se na matéria a falta de um planejamento bem efetuado para que quando chegasse ao final de janeiro todos os nossos agricultores estivessem atendidos, mas não é isso que ocorre. E acaba um pequeno agricultor, paide família, tirando do seu próprio bolso os custos para cortar a sua terra. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. Dedeu vejá isso.Doze municípios do RN estão com o repasse do FPM bloqueado
    Por conta de irregularidades, 12 municípios do Rio Grande do Norte tiveram o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado.
    Na lista negra da Receita Federal, estão as prefeituras de Antônio Martins, Campo Redondo, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Jardim de Angicos, Lagoa Danta, Patu, Rafael Fernandes, Ruy Barbosa, Senador Eloi de Souza e Umarizal.Será que vau dizer que culpa da adiminsrtaçao anterior.kkkkkkk.Ta em www.defato.com

    ResponderExcluir
  4. Considero o Programa como um dos maiores, ou talvez o maior Programa de alcance social e econômico em nosso município. O programa inicia-se primeiramente pelo cadastro de pessoas, titulares de terras, que desenvolve suas atividades agrícolas nas respectivas terras (este ano registrou-se mais de mil declarantes titulares de terras). Depois vem a contratação de máquinas (tratores) e depois vem o corte de terras nas comunidades rurais. Pois bem, esse ano em virtude das dificuldades financeiras, lançamos a idéia de economizarmos mais com o programa, e manter-mos a qualidade que demos nos últimos dois anos. Com isso estamos tendo a dificuldade de concluir-mos em trinta dias como já o fizemos, pelo fato de termos poucos tratores no programa, para um total de aproximadamente 3.500h. No entanto saliento que já concluímos as citadas comunidades abaixo, bem como as que ainda faltam.



    ZONA SUL: Bomburral, Gangorrinha, Aguilhadas, Cantinho, Cafundó, Poço Feio, Bonito, Maxixe, Varzea de aráras, Cote, Ramadinha, Arapuá, Tapuyo, parte do Mulungu, e Retiro). FALTA: Parte do P.A. Lorêna, P. A. Maria Cleide.


    ZONA LESTE: P.A Terra de Esperança (Pitomba), Pereiros, Campestre, Caldeirão, Umarí, Baixa do Inferno, Lagoa de Pretinho, Pau da Légua, Rancho da Velha, Chafariz, P.A. Terra Nova e CONVÊNIOS com o P.A. Osmar Vicente como também o P.A. Areias, pois os mesmos tem a máquina (trator) e o executivo fornece o óleo, (30L para cada família assentada).

    OBS: Estamos dando sequencia no Horizonte e Agro Horizonte.

    ZONA OESTE: P.A. Chico Rêgo, Rancho do Povo, Baixa Verde, Bela Vista, Bela Fonte, Fazenda Marculino, Bom Susseço e P.A. Riachão. CONVÊNIO com o P.A. Mororó. FALTAM: Sto. Antonio, Tião Carlos e Ismênia Cruz. E iniciamos hoje o corte no P.As. Três Marias.


    ZONA NORTE: Pedrinhas, Barra, Barrinha, Juazeiro, Cigana, Santana I, Lagoa de Paus, Serrote e Malhada da Onça. Estamos com tratores nos sítio Ipueira, Camurim e Canudos, porém com as chuvas tivemos que retira-los e leva-los para zona oeste, pois lá não tinha chovido. FALTAM: São Bento, Santana II, Pau Darco, parte do Monte Alegre, Carnaubal, Camurim, Agro Camurim, Pitombeira, Quixaba, Saboeiro e Canudos. Já cortamos parte do sítio Aroeira.


    Desta forma, adianto que o programa já atingiu aproximadamente 70% da meta. E quanto a previsão do termino, dependemos de alguns fatores como: Chuvas: há situações em que se chove muito em uma comunidade e aí, para não perder-mos tempo, deslocamos os tratores para uma outra. Problemas com os tratores: também é um dificultador no processo, pois quando quebra necessitamos de um tempo para conserto. E, ainda temos outra situação que, nem todo dia o posto tem condições de nos atender com a demanda de combustível que necessitamos para abastecer as máquinas.

    Contudo, externamos nosso compromisso e atenção em atender a todos os agricultores com programa.

    Obrigado, pela atenção do amigo.

    Sanimarcos Firmino
    Secretário Municipal de Agricultura
    .

    ResponderExcluir