terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ctrl C + Ctrl V

Do blog Tio Colorau

A vida e morte de Valtércio Anunciato da Silveira

Ao ler o blog do jornalista Carlos Santos (www.blogdocarlossantos.com.br), me deparei com a notícia do falecimento do engenheiro civil Valtércio Anunciato da Silveira, 54 anos. Ele faleceu em casa, na zona rural de Governador Dix-sept Rosado, mais precisamente no sítio Quixaba.

No exercício da função pública que exerço, estive na casa dele umas três ou quatro vezes. E sempre me indagava o porquê de aquele homem ter saído do convívio social, em Mossoró, para viver quase como um eremita no sítio Quixaba.

Sempre que precisa encontrá-lo, eu tinha enormes dificuldades. Seus poucos vizinhos diziam que a casa passava o dia com as portas fechadas e que raramente ele atendia quem lá fora chamava. Era mesmo uma vida de reclusão.

“A única forma de você vê-lo é vir aqui por volta das 8h, pois é este o horário em que ele recebe o leite”, disse-me um vizinho; e assim eu fazia quando tinha que falar com ele, ficava de plantão em frente a sua casa neste horário.

Apesar da dificuldade para encontrá-lo, quando tal ocorria ele era sempre muito gentil e educado. A casa – que pertencia aos ascendentes – era bem humilde. Na sala, havia apenas uma rede armada, uma mesinha com um notebook e um amontoado de caixas de remédios. Numa das vezes ele me mostrou o jardim que cultivava no quintal, disse que cuidar das plantas era seu passatempo. Em nenhuma das vezes ele falou do que havia feito no passado, limitava-se apenas a dizer que por circunstâncias da vida optou por ficar recluso ali, na casa que pertenceu ao avô.

Através do seu notebook, ele acompanhava os blogs locais. No dia 22 de fevereiro deste ano, numa postagem sobre a perseguição sofrida pelo jornalista Carlos Santos, ele comentou: “Meu caro ” tio “, só podemos dar aquilo que temos ou aquilo que somos, daí o bombardeio de baixo nível no alvo Carlos Santos. Triste, muito triste mesmo”. (clique aqui)

Não há dúvida de que a história de vida de Valtércio, sobretudo sua opção pela reclusão, ainda será bastante debatida e comentada em Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário