sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Réplica

Recebi um comentário da colega Blogger, Anynha Freitas, na reportagem em que o candidato José Serra se coloca a favor da união civil homossexual. Neste sentido resolvi fazer uma réplica e colocar na página principal deste espaço, sobre o ponto de vista de Anynha, e, sobretudo, o meu ponto de vista em relação ao atual processo eleitoral. Para visualizar o comentário de Anynha, basta acessar a página de comentário da referida reportagem.

Segue abaixo a réplica: 

Caríssima Anynha,

Concordo com que você argumentou em gênero, número e grau. Não sou a favor e nunca fui que a religião interferisse e se envolvesse em questões políticas, pois a própria história mostra que essa interferência e junção não combinam.

O motivo do meu questionamento ao final da reportagem se deu, exatamente, direcionado àquelas pessoas que afirmaram não votar na petista por boatos que ela era a favor ou contra isso ou aquilo, que iriam de encontros a preceitos e valores cristãos. Um verdadeiro boato que tomou conta, principalmente das igrejas evangélicas. Onde houve um verdadeiro jogo sujo e mistificação sobre a opinião da candidata Dilma Rousseff em relação a esses assuntos colocados por você, e que visivelmente respingou sim na campanha eleitoral, trazendo a possibilidade do Brasil voltar a um governo que assim como eu, você deve conhecer muito bem, os malefícios impostos ao nosso Brasil.

Neste momento eleitoral, consigo voltar a minha infância e ver da mesma forma que estão fazendo com a Candidata Dilma Rousseff o que fizeram de forma traiçoeira, suja e barata com o então candidato a Presidente na época, Luiz Inácio Lula da Silva. Muitos foram os anos, muito foi o tempo, onde Lula foi passado por comunista, que não iria cuidar e valorizar os pobres, fechar igrejas e matar as crianças. Essa imagem, de homem mal, durou anos e anos a fio para ser retirado de cima daquele que considero ter sido o melhor Presidente do Brasil.

Portanto me sinto extremamente incomodado ao perceber a real possibilidade de ver as privatizações tomarem de conta do Brasil novamente. O nosso patrimônio público ficar a mercê e nas mãos de capital estrangeiro. O ensino superior público ser novamente restrito como outrora. Quem não lembra que antigamente fazíamos o vestibular da UERN e se não fôssemos aprovados teríamos que esperar um ano, para uma nova tentativa. No governo Lula foram criadas 12 universidades federais, inúmeras escolas técnicas, o número de vagas no ensino superior público praticamente quadruplicou. O investimento na educação triplicou. Os alunos mais carentes agora tem grande possibilidade de entrar e usufruir das boas estruturas das Universidades Privadas através do PROUNI. Os jovens do interior estão sendo e foram beneficiados com o processo de expansão do ensino superior público.

Por tudo isso, me sinto também incomodado ao ver a possibilidade das Universidades Federais e as Escolas Técnicas Federais voltarem àquele processo de sucateamento, onde eu e vários dixseptienses tivemos a ingrata e a infeliz oportunidade de sentir na pele, quando fazíamos e estudávamos no CEFET, hoje IFRN. Hoje alguns desses colegas querem ver isso novamente, pois votam num candidato que tem o mesmo pensamento de quem governava o Brasil naquela época. Respeito à opinião dos colegas, porém não sou obrigado a concordar.

Sinto-me incomodado ao ver a real e grande possibilidade dos concursos públicos entrarem novamente num processo de extinção e acabar com o sonho de vários jovens que passaram e passam dias e dias se dedicando para conseguir, assim como vários dixseptienses conseguiram, uma sonhada vaga no setor público.

Então porque deixar passar por nossas mãos a real e a melhor possibilidade desse processo de crescimento do nosso país continuar? Porque não apostar que Dilma poderá sim, dar continuidade ao governo Lula, ao invés de apostar no que já sabemos, que já vimos e que já sentimos na pele?

É pensando nisso que o meu voto é em Dilma Rousseff.

17 comentários:

  1. Não discordo de vc!! Pelo contrário... vc sim tá votando de acordo com ideais e propostas de um(a) candidato(a)!!
    Comentei com relação à essas pessoas q estão misturando política com religião, tomei como base seu trecho: "Pessoas que disseram não votar na candidata porque a opinião da mesma vai de encontro aos seus preceitos cristãos. E agora a afirmação de José Serra não vai de encontro aos valores cristãos destas pessoas?"
    No meu comentário fui completamente IMPARCIAL... apenas citei procedimentos precipitados q os candidatos estão tomando, levando-se em conta esse mesmo valor cristão q a igreja está impondo...
    'A campanha ta virando um "bate-rebate".. Um afirma: vc não é cristão; daí o outro: vc q não é cristão; um: vc não é a favor da vida; o outro: não, vc q não é...'
    E então, nesse momento crucial da campanha, nenhum tem coragem de se impor a esses valores colocados em jogo, a coisa ja tomou um rumo q não era p ter tomado. Qual deles terá coragem por exemplo de afirmar q fará um pebliscito para tratar da questão do aborto? nenhum, fazer isto é arriscar perder milhares de votos dos então cristãos...
    Mal sabem eles (ou sabem) que o domínio da igreja pode começar aí... breve poderá se remeter à outras questões q eu citei, afinal todas fazem parte dos valores cristãos...

    *Taí, por estes e outros motivos admirava Marina Silva que, mesmo crente da Assembleia de Deus, não misturava suas crenças com a política... tanto, q ela não tinha o apoio direto das igrejas, como está sendo feito agora, Sempre disse q se remeteria à opinião popular para tomar decisões delicadas como estas...

    Então gente, deixemos crenças fora da política. Isso é uma questão delicada... Votemos pois, com base nos ideais, nas propostas dos candidatos, de seus partidos.. dos feitos q estes realizaram e/ou pretendem realizar!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo novamente contigo. Também sempre fui contra, como já disse, à mistura de religião com a politica partidária.
    Muito obrigado pela participação neste espaço.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marina tinha sim apoio irestrito das igrejas e sua campanha era uma farça literal...
    seu vice é nada mais nada menos q o dono da NATURA..OLHA uma das empresas q mais poluem no Brasil....

    ResponderExcluir
  4. Dedeu se duas pessoa tirar a mesma nota no mesmo curso quem fica e a pessoa mais velha.Porque na nossa cidade não e assim.

    ResponderExcluir
  5. Mas Dedeu, sejamos coerentes e vê que o programa de financiamento dado às Universidades particulares, é grande estratégia dele para BANCAR as UNIVERSIDADES e dá uma de bonzinho, para os Pobres.Prq ao invés dele financiar UNIVERSIDADE PARTICULAR, NUM investe na qualidade das públicas?Com vagas suficiente para que as pessoas possam cursar faculdade PÚBLICA E DE QUALIDADE??

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo I
    Acredito que o primeiro critéio de desempate era quem obtivesse a maior nota na prova de português e não a idade. A questão da idade seria o segundo critério.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo II,
    Acredito que você não deve ter lido a minha análise na íntegra, pois veja: O Governo Lula criou 12 novas Universidades Federais, ampliou e expandiu algumas que já existiam, isso siginifica aumento significante em vagas nas Universidade Federais. Veja o exemplo da nossa Ufersa, antes de Lula só existiam dois cursos superiores, a Instituição estava em um processo, talvez, até de fechar às portas. Depois do Governo Lula já são 30 cursos superiores o número de vagas quadruplicou. Existe uma expectativa e um desejo que se chegue a 40 cursos de gradução, contsrução do campus da UFERSA caraúbas, e criação do CAMPUS UFERSA Pau dos Ferros. Tudo isso significa investimento. E só será realizado com a vitória e a eleição da candidata do operário que mais investiu nas Universiddes do País. Faça essa análise e não vote contra nós Nordestinos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Caro Josigleuson,

    Como você bem sabe, eu fui um dos que, assim como você, íamos todos os dias para Mossoró em busca de um ensino de qualidade na então ETFRN. Lembro-me de uma greve de 74 dias (não sei se esse é o numero exato), que os professores do instituto travaram contra o governo do FHC, onde os mesmos não pediam apenas aumento salarial, também protestavam contra o sucateamento do ensino, houve uma oportunidade em que o então presidente FHC veio a Mossoró, e nós, alunos da escola técnica, organizamos um protestos com cartazes e etc, alguns colegas apanharam da policia (e ainda chamam a Dilma de ditadora). Hoje Lula veio a Mossoró, inaugurar o novo campus da Ufersa e é aclamado pela população, daí uma das grandes diferença entre os governos de Lula e FHC. Essa eleição é muito importante para se manter o desenvolvimento do nosso país, e a escolha que faremos irá influenciar não apenas os próximos quatro anos e sim muitas gerações, só depende de nossa escolha. Enquanto a Marina, fico muito triste com o posicionamento da mesma, de não manifestar seu apoio ao PT, apesar de suas diferenças, foram trinta anos de militância... Enquanto a mistura PLOLITICA - RELIGÂO, acho que a igreja tem sim que manifestar seu posicionamento, afinal ela é uma grande formadora de opinião, defender essa separação e pura demagogia...

    ResponderExcluir
  9. Mas num deixa de investir nas UNIVERSIDADES PARTICULARES NÉ?
    BANCANDO OS GRANDES EMPRESÁRIOS,,,,COMO TANTO CRITICOU NO GOVERNO DO FHC.

    ResponderExcluir
  10. Lula é tão bom PARA O RN, QUE MANDOU A REFINARIA para PERNAMBUCO NÉ Dedeu?E deixou os potiguares chupando o dedo.Mas ele é bom mesmo, já tinha esquecido nos DEU UM PRESENTE DE GRANDES PROPORÇÕES, o chamado presente de GREGO: O PRESÍDIO FEDERAL.OWWW COISA BOA, DE DESENVOLVIMENTO PRÁ NÓS HEIN?

    ResponderExcluir
  11. CUSTEIO DA UFERSA

    Pulou de R$ 500 mil para R$ 7,6 milhões ano



    O EDITOR, informações do reitor



    Alguns dados da UFERSA do período de FHC/Serra em comparação aos dados do período Lula/Dilma. Surpreendentes!



    A UFERSA tinha apenas 54 docentes em 2003. Hoje aproxima-se de 400.



    A UFERSA tinha apenas 600 alunos em 2003. Hoje aproxima-se de 5 mil.



    A UFERSA recebia, em média, R$ 150 mil anuais para investimento até 2003. A partir de 2004 aproxima-se de R$ 10 milhões.



    A UFERSA oferecia até 2003 apenas 210 vagas anuais. Em 2011 serão 2.030 vagas para os jovens de toda região.



    O orçamento para custeio da UFERSA até 2003 era de apenas R$ 500 mil anuais. Em 2011 serão R$ 7,6 milhões.



    A UFERSA foi, nos últimos 8 anos, a instituição pública de Mossoró que mais investiu em infra-estrutura.



    Nota do Blog: O orçamento anual do MEC era de apenas R$ 20 bilhões. Em 2011 está previsto quase 60 bilhões. A UFERSA foi federalizada em 1969. Um grande abraço e disponha.

    ResponderExcluir
  12. Caros anônimos,
    O Governo Lula investiu no ensino superior de todas as formas. Nas universidades públicas, e para àqueles que não conseguem a vaga na pública, agora tem a oportunidade de usufruir das boas estruturas das universidades particulares. Neste sentido não enendo ser um financiamento das universidades particulares, e sim, prporcionar ao aluno mais carente sua participação no ensino superior. Se ele estivesse doado o dinheiro público a estes órgão particulares aí sim seria bancar os grandes empresarios. Mas quem usufrui são tão somente os alunos mais carentes, àqueles que estudaram em escola pública.
    Já em relação à refinaria se vc observar ela não saiu do nordeste. Se tivesse sido em nosso Estado seria melhor ainda com certeza, mas o mais importante é que a refinaria ficou aqui em terras Nordestinas. Já o presídio, esse com certeza possui os dois lados. Por enquanto o lado do benefício está prevalecendo sobre os malefícios, por isso não concordo ser um presente de grego.

    ResponderExcluir
  13. Caro Rosyberg,
    Lembro-me muito bem deste desrespeito ocorrido contra os estudantes da antiga ETFERN, hoje IFRN.

    ResponderExcluir
  14. Lula investiu pesadamente no ensino publico e também privado, claro que isso deve acontecer, o investimento ocorrido no ensino particular é através de redução de impostos incentivo a desenvolvimento tecnologico e claro seguindo as diretrizes do MEC, hoje as universidades particulares tem seguindo, por causa do poder de policia realizada, claro que ela não é 100%, ai é onde entra nós, nosso papel também é esse, denunciar oq está errado. Hoje as universidades particulares tem q ter mestre e doutores em seu quadro e caminhando para isso. No tempo de FHC isso nao existe.
    A UFERSA é uma realidade antes não sonhada, alguns anos atrás tive q desistir do meu sonho de ser engenheiro pq não existia tal curso na nossa região, apenas em Natal, como sou de familia humilde, teria q ir morar em Natal, coisa impensavel. No governo LULA a coisa é diferente, ele não só abriu uma universidade publica como também de qualidade, hoje temos cursos de engenharia pela noite, oq beneficia tb aqueles que trabalham e não podem cursar pela manhã, assim como eu. Hoje a UFERSA é uma realidade e vai promover desenvolvimento na nossa região, através de crescimento tecnologico e desenvolvimento social, equidade social se dá pela educação.
    Refinaria, esse jargão é classico de agripinenses, rosalbinos e um bando de mulabentos, a escolha do local da refinaria leva varios paramentros e criterios como investimento em tecnologia, infraestrutura e logistica, o RN hoje é não tem se quer um porto para esgotar sua produção, hj td feito através do porto do pecen CE, o porto ilha em areia branca serve apenas para distribuir nossa produção de sal, e nunca tinha recebido investimento, recebeu agora no governo LULA, mas sabe pq não tem porto aqui? por causa daqueles mulabentos que falei, que foram complacentes com o FHC e não investiram em nada no RN. Logo a escolha da refinaria se dá através de parametros falados antes, qual o RN não detinha, mas LULA esta investindo para q isso seja diferente no futuro, esta investindo em logistica como melhorias de estradas, educação e outros. Está tudo ai, é facil enxergar.

    ResponderExcluir
  15. No PROUNI o Governo Federal não investe um único centavo em Universidades Particulares.

    O que existe é um mecanismo de isenção de alguns impostos pagos em troca das milhares de vagas no
    Ensino Superior. Apenas isso.

    ;D

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo que o PROUNI seja intensificado cada vez mais.
    Tenho certeza que os alunos das universidades privadas tem um gasto muito menor que os alunos das universidades públicas, sem contar que o ensino das particulares tem mais qualidade.
    Lula incentivou as universidades privadas e expandiu as públicas. Por isso eu afirmo: Lula é o Cara.

    ResponderExcluir
  17. Amigo irmão Jocigleuson vulgo dedeu,
    Existem pessoas que, não sei por que, mas arrisco um palpite, se negam a admitir as melhorias realizadas no nosso país nos oito anos do governo Lula. Quando muito, admitem, mas, argumentam que o Barbudinho (não comunista) só fez aquilo que deveria por ser o Presidente do Brasil e não fez nada além disso. Ora se Luiz Inácio com todas as suas realizações apenas conseguiu fazer o que deveria, o que então se pode dizer dos outros governos dos quais meu Brasil se livrou? Bom, não precisa muito esforço pra perceber a gritante diferença e sempre é bom lembrar: contra fatos não há argumentos. Assim sendo, outro desfecho não há, é Dilma!

    ResponderExcluir