quarta-feira, 21 de julho de 2010

Projeto de Lei poderá proibir as famosas palmadas pedagógicas

Palmadas, beliscões e outros castigos físicos aplicados a crianças e adolescentes poderão está com os dias contados, caso seja aprovado um projeto de lei que se encontra no Congresso Nacional.

A proposta inclui "castigo corporal" e "tratamento cruel e degradante" como violações dos direitos na infância e adolescência. Hoje, o Estatuto da Criança e do Adolescente fala em "maus tratos", mas não especifica os tipos de castigo que não podem ser usados por pais, mães e responsáveis.

A proposta traz as mesmas penas já previstas no ECA para pais, mães e cuidadores de crianças e adolescentes. No caso das palmadas, as medidas vão desde encaminhamento a programas de proteção à família e tratamento psicológico a advertência e até perda da guarda.

O castigo corporal poderá ser denunciado por pessoas que convivem com a família, como vizinhos e parentes, ao conselho tutelar.

A proposta foi levada ao governo pela rede "Não bata, eduque", que reúne ONGs e entidades que defendem os direitos de crianças e jovens. Para Angélica Goulart, uma das articuladoras do movimento, é preciso acabar com a "cultura das palmadas".

Obs: Informações da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário