segunda-feira, 8 de março de 2010

Educação

Recebí e-mail do Secretário de Educação, Diassis Araújo, no qual informa sobre as obras e ações do ano de 2010, direcionadas a Educação do nosso Municipio.

Segue abaixo as informações tais quais nos foram enviadas:

Depois do sucesso da Semana Pedagógica, ponto de partida para o desenvolvimento da prática pedagógica, os serviços realizados na estrutura física das escolas vem complementar as ações de melhoria empreendidas pela Prefeitura através da pasta da Educação. No ano de 2009, mesmo com dificuldades, a prefeitura ampliou a Escola Municipal Educandário Dix-septiense construindo duas salas de aulas, trocando o teto do corredor principal e adquirindo cem carteiras escolares.

No início desse ano de 2010 foi a vez das demais escolas. A Prefeitura adquiriu 220 conjuntos de carteiras com mesinhas para todas as escolas da zona rural que pertencem ao Centro Municipal de Ensino Rural. As carteiras obedecem ao padrão orientado pelo Programa Escola Ativa, do Ministério da Educação. Para a Supervisora do Centro Rural no município e professora multiplicadora do programa Escola Ativa, Leni Meneses, “isso é muito importante porque antes as escolas do campo só recebiam alguma coisa quando eram comprados novos equipamentos para as escolas da cidade e o ‘resto’ era enviado pras escolas da zona rural, hoje eu estou vendo que nós estamos sendo valorizados e isso é motivo de grande felicidade” – desabafou a supervisora durante a Semana Pedagógica.

Além da aquisição desses 220 conjuntos de carteiras, a Prefeitura realizou serviços de reparos e retoques em todas as escolas do Centro Rural e pintura em duas delas: E. M. Maria Batista, no sítio Santana e E. M. Manoel Maria de Macêdo no Sítio Saboeiro, nessas duas escolas estão sendo construídos dois laboratórios de informática, que depois de prontos irão receber computadores pelo PROINFO do Ministério da Educação.

A Prefeitura Municipal, ainda fez pequenos serviços, manutenção e pintura nas seguintes escolas; E. M. Francisco Queiroz Porto no assentamento Três Marias; E. M. Antonia Lopes e Alves no sítio Camurim (em fase de conclusão); Creche Maria Glaucia no centro da Cidade e E. M. Melquíades Lopes no Centro da cidade.

Na Escola Municipal Isaura Rosado, localizada no centro da cidade, está sendo feito um serviço de reforma em maiores proporções. Com essa obra a escola ganhará mais duas salas de aula, fazendo com que as duas salas que funcionavam num anexo passem a funcionar na própria escola. A escola ganhará ainda uma secretaria, diretoria, um amplo almoxarifado, banheiros novos, e uma sala de professores. A sala multifuncional para atendimento a crianças com necessidades especiais terá uma melhor estrutura, bem como o laboratório de informática e a cozinha, antigas reivindicações dos funcionários e educadores. Como o prazo para a finalização das obras é de 30 dias, até lá não haverá aula. A Secretaria de Educação, juntamente com a equipe administrativa e pedagógica da escola, já estão planejando como recuperar esse atraso para que os alunos não sejam prejudicados.

Nesse período de 1 a 5 de março, os professores passaram por uma capacitação sobre o Programa de Aceleração da Aprendizagem, que visa recuperar o aluno em defasagem escolar. No município estão sendo implantadas 15 turmas. Os professores do Centro Rural passaram por uma capacitação específica n o Programa Escola Ativa, voltada para a Educação no Campo.

Em breve a prefeitura Municipal, através da pasta da Educação, estará adquirindo kits para prática de educação física, dotando as escolas de materiais para as aulas de educação física dos estudantes, o que facilitará o trabalho dos professores.

Estamos trabalhando de forma planejada para que todas as ações estejam articuladas. Temos bons professores, capacitados e treinados, temos a maioria das escolas, agora limpas e com estrutura básica de funcionamento, só falta fazer a coisa acontecer. Estamos cumprindo o nosso papel, agora cabe a escola e a cada profissional fazer a sua parte. Não estamos apenas maquiando as escolas, estamos reformando, ampliando, estruturando e capacitando, coisa que no passado não se viu fazer e hoje estamos fazendo. São ações bem articuladas como essas que garantem um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e, conseqüentemente, uma educação de qualidade ás nossas crianças, tanto no campo como na cidade. Pode ser que alguém não aceite e não queira enxergar essa realidade, mas ela está aí posta diante de nós, é concreta. Não podemos fazer tudo de uma só vez. Numa outra etapa trabalharemos as demais escolas para que todas estejam em boas condições. O governo de Lanice Ferreira e Jr. Afonso está trabalhando na educação para que amanhã possamos colher os bons frutos, com cidadãos plenos e conscientes. Estamos construindo cidadania.” 

GetAttachment

Escola Municipal Francisco Queiroz Porto

Equipe

Equipe da Secretaria de Educação, da esquerda para direita: Iolanda, Valquiria, Luzia Tavares e Diassis Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário