quarta-feira, 31 de março de 2010

GOVERNADOR COMEMORA 47 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado, nos enviou e-mail sobre as comemorações da Emancipação Política do município.

Vejam abaixo a nota tal qual nos foi enviada:

Com uma vasta programação, a prefeitura prepara 2 dias de festa e atividades para a homenagear cidade que mais constrói cidadania no Oeste Potiguar.

Governador Dix-sept Rosado

O município de Governador Dix-sept Rosado completa 47 anos de Emancipação Política no domingo, dia 04 de abril, e para comemorar, a Prefeitura Municipal, com o apoio das Secretarias Municipais, preparou dois dias de eventos, onde serão inseridas atividades culturais e esportivas, inaugurações, missa, culto de gratidão, cavalgada pelas ruas da cidade, programa de rádio transmitido pela RPC direto da prefeitura e fechando a programação o concurso da Mais Bela Voz Dix-septiense e a show da banda de forró, Ferro na Boneca.

As comemorações terão início no sábado, dia 03, quando por volta das 08 horas da manhã começa a programação esportiva feita pela Secretaria da Juventude, Cultura e Desporto, inicia os torneios de xadrez, voleibol, futsal (feminino e masculino) e futebol de campo.

Lanice1

No mesmo horário a chefe do executivo municipal, Lanice Ferreira, juntamente com os demais representantes da administração municipal, farão várias inaugurações no campo e na cidade. Começando pela zona rural, na comunidade de Santana, com a reforma da Escola Municipal Maria Batista de Oliveira e entrega do laboratório de informática. Em seguida a prefeita e sua comitiva passarão pelas comunidades do Camurim, Saboeiro e Assentamento Três Marias, também entregando a reforma das escolas municipais daquelas localidades, entregando 17 unidades habitacionais e mais um laboratório de informática.

Na cidade a programação fica por conta da final do torneio de futsal na quadra Vicente Carlos e a as 19hs a Secretaria Municipal de Educação, entrega a Escola Municipal Isaura Rosado, que atende os alunos do ensino fundamental e que passou por uma grande reforma, ganhando espaços importantes, como sala para os professores, secretária, diretoria escolar, ampliou a cozinha, construiu o laboratório de informática e mais duas salas de aula para os alunos.

Na ocasião a prefeita fará a entrega de um trator e componentes agrícolas para a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, para melhor atender o homem do campo. E por fim, encerrando a programação do dia com a entrega de 01 veículo novo a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social para a manutenção do Programa Bolsa Família.

História e Dia de Festa

O farmacêutico Jerônimo Rosado aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras nos arredores da então Sebastionópolis deu início a uma indústria de extração de gipsita. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Dix-Neuf Rosado Maia. Em 1950, Jerônimo Dix-sept Rosado foi eleito em campanha memorável, Governador do Estado do Rio Grande do Norte.

Após a sua morte, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-Sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste. Pela Lei no 2.878, de 4 de abril de 1963, Governador Dix-Sept Rosado desmembrou-se de Mossoró e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Portanto no domingo, 04, Governador completa 47 anos de emancipação política, a festa começa cedo, por volta das 06 horas da manhã, com a realização da Alvorada Festiva, com a participação da Fanfarra Municipal da cidade de Campo Grande, seguida do hasteamento das bandeiras e a realização da Corrida Rústica.

Às 10 horas, acontece a Missa de Ação de Graças na Igreja matriz São Sebastião, em seguida ao meio-dia no Palácio Municipal será transmitido pelo rádio RPC um programa de rádio com a duração de 1h, onde a prefeita e os secretários prestaram contas das atividades realizadas pela administração municipal na cidade.

A programação festiva continua às 15h com a tradicional Cavalgada percorrendo as principais ruas da cidade com a participação do poeta, cantor e compositor Lalauzinho de Lalau, encerrando o percurso na Mega Casa Show com a Banda Embalo do Forró.

À noite, por volta das 19 horas, acontece o Culto de Gratidão na Assembléia de Deus e mais tarde, às 22 horas, no Largo da Estação, a prefeitura fará a entrega da premiação de todas as competições esportivas e iniciará o I Encontro das Mais Belas Vozes Dix-septiense, com a participação da Banda Geração 4, em seu quadragésimo sétimo aniversário, Governador Dix-sept Rosado finaliza a noite com o Show da Banda Ferro na Boneca..

2 comentários:

  1. Quero parabénizar a Prefeita Lanice pelos os eventos, nesse dias principalmente esportivase ao Secretário José Emidio.

    ResponderExcluir
  2. esportivase, que diabos significa isso?

    ResponderExcluir