domingo, 28 de março de 2010

A aflição dos produtores da Cal

Os produtores da cal, aqui no município de Governador, estão em uma situação complicada, é que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA andou passeando pelas terras Sebastianopolitanas e aplicando algumas multas a estes. Mas o que hoje mais aflige e preocupa esta classe, é a não continuidade dos serviços, pois o Instituto além de multar embargou todos os fornos de cal do município, ou seja, proibiu que estes continuassem tal atividade.

Atitude brusca e de forma repentina que deixou todos os forneiros de mão atadas. Fato preocupante, pois em um pequeno espaço de tempo esse problema deve se estender a outros setores do nosso município como, por exemplo, o comércio. É que de 70% a 80% da renda dixseptiense está voltada para a produção da cal, desde a extração da pedra e da lenha até o transporte para outros estados.

DSC03395 

DSC03397

O ex-prefeito Anax Vale esteve presente em uma reunião realizada pelos produtores, ontem, dia 27.03, onde este se comprometeu em dar a sua contribuição naquilo que puder para ajudar a classe. Anax informou que a melhor saída seria que o IBAMA desse um espaço de tempo, com a atividade em funcionamento, para que os produtores pudessem regularizar a situação da cooperativa, e, a partir de então conseguir as liberações ambientais necessárias que o Instituto exige.

2 comentários:

  1. Louvável a solução do ex-vereador-prefeito Anax, mais teria sido melhor ainda se o mesmo tivesse tomado alguma atitude quando ele se encontrava na cadeira do executivo, fico triste por essa situação que transtorna muitas famílias da nossa cidade, mais pior ainda é que tem pessoas que gostam de se aproveitar desse tipo de situação para fazer ibope e atacar de forma covarde e safada outras pessoas que tentam sanear a situação. A prefeita Lanice tem trabalho a respeito desse problema com uma solução definitiva que seria o manejo florestal. Mais ficarei muito feliz a idéia dele for atendida.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ernesto,

    Primeiramente gostaria de agradecer pela participação neste espaço.
    Os produtores da cal vêm enfrentando esse problema não é de agora, de um, dois ou três anos atrás e sim há vários anos. O IBAMA esteve aqui por várias vezes, ocasião em que se aplicavam as multas. Mas essas multas eram pagas e o serviço continuava, e consequentemente a coisa era levada na barriga. Acontece que chegou a uma situação que o problema não pode ser mais protelado.
    A presença do ex-prefeito Anax na reunião foi uma solicitação dos próprios produtores, onde, segundo os mesmos, a solução do manejo florestal, muito bem pensada por sinal, irá tão somente beneficiar à uma só empresa, por ser esta a única registrada no momento que explora tal atividade aqui no município, ou seja, os pequenos produtores ficariam atrelados e subordinados a um gerenciamento desse manejo por parte da empresa acima citada. Este é o pensamento de uma boa parcela dos pequenos produtores. Portanto, para eles, uma saída mais justa seria a regularização da Cooperativa, ficando também sob a responsabilidade deles o manejo florestal.
    Por fim, acredito que o momento não é de se aproveitar, e se retirar dividendos políticos, ou então que A ou B sejam atacados ou beneficiados. A melhor e a mais indicada saída é que “A” se utilize de seus prestígios políticos e juntamente com os prestígios políticos de “B”, arrumem uma solução de imediato para o problema.

    ResponderExcluir